Organizar uma SIPAT pode ser desafio, mas como nosso guia vai ficar muito fácil. Vamos começar então?
O que é SIPAT? É a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É um dos eventos mais importantes dentro de uma empresa pois contribuí para a conscientização de todos os colaboradores sobre a seriedade de se criar uma cultura diária de segurança e prevenção contra acidentes. A realização da SIPAT é uma atribuição da CIPA, ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, uma comissão formada por colaboradores eleitos entre os diversos departamentos da empresa, não subordinada a nenhuma área específica, o que garante a isenção necessária para a atuação dessa comissão.
Quando uma empresa deve ter CIPA?
De acordo com a NR-5, devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. Essa comissão deverá ser composta por representantes do empregador e dos empregados, tendo como objetivo: “a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”. A obrigatoriedade de se constituir uma CIPA varia de acordo com a classificação da empresa e número de colaboradores. Para algumas empresas a partir de 20 colaboradores a CIPA se torna obrigatória, mas em geral essa obrigatoriedade ocorre a partir de 50 colaboradores. Agora que abordamos alguns aspectos técnicos da CIPA, vamos entender porque ela é tão importante.
O que é considerado acidente de trabalho?
O conceito legal de acidente de trabalho é: “a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada ao exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou que decorre de risco próximo ou remoto dessa lesão”. São considerados acidentes de trabalho não só os que ocorrem dentro das dependências da empresa, mas também durante o trajeto do colaborador ao trabalho e retorno para sua residência (seja a empresa fornecedora de transporte privado para esse fim ou não), e também em seu horário de almoço, mesmo que em restaurantes fora da empresa.
Quem atua diretamente cuidando da saúde dos trabalhadores ou com a gestão de pessoas, se depara frequentemente com casos de colaboradores que desenvolveram doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Tais doenças não se limitam apenas às patologias físicas em decorrência de postura incorreta, não utilização de EPI´s adequados à função e assim por diante, mas ultimamente tem-se notado um número cada vez maior de colaboradores desenvolvendo problemas relacionados à saúde mental, em decorrência de estresse, cansaço e à insatisfações pessoais e profissionais.
Os números são preocupantes
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos, um trabalhador morre por acidente laboral ou por doenças ocupacionais. Além disso, outros 115 se acidentam no ambiente de trabalho. A mesma fonte indica ainda que 86% dos óbitos anuais que ocorrem em ambientes laborais em todo o mundo são causados por doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Esses números colocam o Brasil hoje como 4º no mundo em número de acidentes de trabalho, sendo que 45% desses acidentes resultam em afastamento permanente do trabalho, não raro por óbito. Além de tudo isso, os afastamentos por acidente representam um custo enorme à Previdência Social, que cria todo um efeito em cadeia ruim para a economia do país.
Com números tão preocupantes, é evidente a importância de cada vez mais empresas encararem a criação de uma CIPA como mais do que uma exigência legal, mas uma excelente estratégia para a promoção da cultura de segurança do trabalho através de ações como a SIPAT, garantindo assim a saúde física de seus colaboradores e financeira da empresa. A partir de agora então vamos elencar algumas sugestões para que você possa organizar sua SIPAT e torná-la um grande sucesso.
Dicas para Organizar Sua SIPAT
– Definição da equipe organizadora da SIPAT
Embora a SIPAT seja uma atribuição da CIPA, não necessariamente todos os cipeiros precisam participar na organização. Também não há impedimento
que outros colaboradores que não sejam da CIPA ajudem na organização. Pessoal de Marketing, RH e Qualidade por exemplo, podem dar contribuições valiosas para o evento. A equipe não precisa ser grande; a chave é ter as pessoas certas com suas responsabilidades bem definidas. Por exemplo, a comunicação deve ficar sob a responsabilidade de alguém de marketing. Vão ocorrer eventos com comida e bebidas? Os profissionais de RH estão mais acostumados a contratar esses serviços, ou em empresas que possuem restaurante próprio já existe pessoal altamente capacitado para isso. E quanto à estrutura do evento? Se existir uma área de manutenção, ela é a adequada para cuidar disso. Delegue reponsabilidades ao pessoal mais qualificado possível. E importante, na equipe deve haver um coordenador com experiência em realização de eventos.
-Equipe organizadora definida, é hora do Plano de Ação
A organização da SIPAT começa com o plano de ação, e a primeira definição deve ser a data de início da SIPAT. Lembre-se que estamos falando de uma semana inteira, de modo que o evento deve ter ações espalhadas por toda uma semana, todos os dias. Não existe uma data definida por lei para a SIPAT, cada empresa a organiza em uma data que considera mais conveniente. Algumas gostam de realizar próximo ao dia 28/04, que é o Dia Mundial da Segurança de Trabalho, outras preferem fazer próximo a alguma data comemorativa da empresa. Independente da data escolhida, aqui o sucesso depende de antecedência: não deixe para definir essa data muito próximo ao evento, isso poderá comprometer seriamente as etapas de organização. Agora que sua data está definida, é hora de dividir as tarefas entre os responsáveis.
-Quais temas abordar na SIPAT?
A SIPAT terá um tema principal, que deverá ser escolhido pela comissão organizadora pensando sempre o quão proveitoso ele será para a realidade da empresa. Então, a partir desse tema principal podem ser abordados temas secundários. Alguns temas são comuns a quaisquer empresas, como por exemplo hábitos saudáveis através de alimentação e atividades físicas, ou como prevenir o estresse. Já outros temas são bem específicos, como o uso adequado de EPI´S, então pense bem se o tema principal vai fazer sentido para sua empresa. Algumas empresas espalham caixinhas pelos departamentos para que os próprios colaboradores possam dar sugestões de assuntos que gostariam que fossem abordados na SIPAT.
-Divulgação interna
Definida a data e o tema, a divulgação interna deve começar imediatamente. Mesmo que a programação do evento ainda não tenha sida concluída, a divulgação é um processo continuo, que vai sendo mais especifico conforme a data vai se aproximando. Essa estratégia, conhecida entre os profissionais de marketing como “funil” é ótima para gerar engajamento, então é hora do pessoal do marketing entrar em ação.
-Programação do evento
São muitas atividades que podem ser feitas durante a SIPAT. Palestras são mais comuns, e essenciais. O segredo para boas palestras é que sejam informativas e atrativas. Então o palestrante tem um papel fundamental. Deve ser uma autoridade sobre o assunto e ter o carisma necessário para cativar sua assistência. Talvez você precise contratar um palestrante profissional, que vai saber abordar o tema de maneira atrativa, criando a conscientização sobre o assunto nos colaboradores. Mas não necessariamente você precisa contratar todos os palestrantes. Por exemplo, um restaurante próximo pode enviar seu nutricionista para falar sobre alimentação saudável, ou uma academia da região pode enviar um profissional de educação física para falar sobre exercícios que ajudam na correção postural. Assim as pessoas responsáveis pela programação do evento, precisam ser criativas, estar acostumadas a contratar serviços. O pessoal de RH tem bastante experiência e podem contribuir de forma valiosa nessa etapa.
-Chame a atenção para a SIPAT
É importante também pensar em ações que motivem os colaboradores a participar do evento. Uma maneira é oferecer um coffee break antes ou no intervalo de alguma atividade. Gincanas e dinâmicas de grupo também costumam ser bem atrativas. Algumas empresas também fazem tendas de medições de glicemia, IMC, pressão arterial e até de relaxamento.
Uma ótima maneira de gerar interesse em seu evento é pela distribuição de
Brindes Personalizados para SIPAT. Alguns brindes são ideais para serem distribuídos durante as palestras, como
Bloquinhos de Anotações ou
Canetas Personalizadas. Outros podem ser distribuídos a todos os colaboradores como
Chaveiros, Sacolas, Necessaires e similares. Brindes especiais podem ser distribuídos por sorteios como
Caixas de Som Personalizadas, Kits Churrasco, Mochilas e etc. E muitos desses brindes ajudam até na mudança de hábitos, como por exemplo uma
Squeeze Personalizada, que estimula o colaborador a consumir mais água no seu dia a dia. Nesse sentido a
Imprimus Brindes é a empresa ideal para fornecer as melhores sugestões em Brindes Promocionais e Presentes corporativos, pois já realizamos inúmeras SIPAT´S de diversas empresas nesses 28 anos de liderança no mercado promocional de Campinas e Região.
Como parte da programação também pode-se determinar um dia de abertura da empresa para a família dos colaboradores. Muitos têm vontade de mostrar a seus pais, filhos e cônjuges como é o seu dia a dia. Então a SIPAT pode ser uma excelente oportunidade para isso.
E para que todo esse planejamento dê certo, é importante que a comissão organizadora se reúna periodicamente para checar o andamento de cada tarefa e garantir que tudo sairá como planejado.
Minha SIPAT foi um sucesso! E agora?
Se você seguiu nossas dicas temos certeza que sua SIPAT foi um grande sucesso. Mas é sempre bom validar com os participantes o que eles acharam, para que a cada ano o evento seja melhor que o anterior. Então não tenha medo de pedir um feedback. Elabore uma pesquisa interna, que pode ser respondida através da intranet da empresa ou de um formulário impresso. Deixe o colaborador à vontade para se identificar ou permanecer no anonimato. Alguns talvez tenham uma boa visão de algo que precisa ser corrigido, mas não se sentem seguros para se expressar caso tenham de se identificar. E lembre-se, críticas construtivas são fundamentais para o crescimento, então não tenha medo de recebê-las.
Após a SIPAT converse com os membros da CIPA, deixe claro quais as práticas e comportamentos que o evento quis ressaltar, e como dali para frente vocês conseguirão mensurar a aplicação dessas práticas no dia a dia da empresa.
Uma SIPAT bem-sucedida deve ser um evento memorável, cujos efeitos duram pelos meses à frente
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Imprimus Brindes para o sucesso da sua SIPAT!